O amanhã

tumblr_m8xyshgsnt1ropjjyo1_1280

 

O dia anterior a ontem

“Faz de tua conduta a tua religião”. (Textos Hindus)

Diário de bordo: O que te chama. A passagem garantida, o calor, pouca coisa na mochila, combustível, ano novo, a existência. Quer coisa melhor que beijo na boca? Abrace-me na despedida.

Hoje pela manhã, hora do café

Rodada na Sereia, Saturno me aguardando, chego mais cedo para ajudar no piquenique-despacho. A cozinheira elogia meu bom humor. Pego duas xícaras de café dizendo: Desperto sempre antes que o dia amanheça. Gosto de adiantar a vida para comer bem devagar, respirar fundo, agradecer e sorrir mais que ficar triste. Sou uma pessoa privilegiada e querida. Todo dia que faz sol, eu tenho paz.

Bem antes de ontem 

“Terás alegria ou terás poder, disse Deus; mas não terás ambos”. (Ralph Waldo Emerson)

Nunca briguei por causa de pipa, bolinha de gude, carrinho de mão. Sempre fui uma criança que sabia o que queria e qual caminho deveria seguir.

A gente calça o sapato antes de decidir para onde vai e pronto. Você precisa enxergar como as coisas funcionam. Perguntar, observar sua estrutura, estudar. Quando moleque, sempre gostei de estudar. Biblioteca, banca de jornal, livraria. Ler era um remédio para mim.

 

Anteontem 

“Se um sacrifício é uma tristeza para ti, e não uma alegria, então não o faças, não és digno dele”.(Romain Rolland)

Eu acho que a gente precisa acreditar que as coisas podem melhorar. Para que isso aconteça, é preciso questionar, ousar. Sair da rotina. Coragem é mudar a rota. Viajar sem destino. E agradecer, repito, para sempre ser abençoado; não se apegar a julgamentos, conceitos de velho e novo, vida e morte, amor e ódio, arrependimento e redenção. Segue o caminho das estradas amarelas. Segue o caminho de estrada nenhuma. Segue seu rumo. Tomar decisões fortalece.

Quarta, terça, segunda ou qualquer dia anterior à esse

Anotei no meu caderninho de escritor:

  • Um trabalho é como um homem gostoso, se você não o ama, deve deixá-lo;
  • Lembrar de ouvir música;
  • Dedicação, comemoração, divertimento.

Três dias no passado

Eu ainda tenho medo.

Eu também. Duas coisas que a gente tem em comum.

Hoje, sei lá

Mas tenho compromisso com o rio Paraibuna, não com a tristeza. Fechei acordo com o sol e uma sunga babadeira.

Antes de partir

Estuda menino. Estuda meus gestos. Só tem uma vaga no meu peito. Uma bermuda curta, proteção, água gelada, cachoeira, Iansã. Poltrona especial, levanto voo.

Depois do café, sol acordando

A casa da bicha: Santos do Leme ao Pontal. Deus abençoa toda vez que você acorda cedo e agradece. Tomei um banho no chuveirão, abracei o clima e pulei na piscina. Depois olhei para o céu, finalmente.

Não quero que você me aceite. Procuro melhoras. Procuro progressos. Eu espero que você me ame pelo o que eu sou e me faça um homem renovado. Amanhã, talvez, ser seu conto de fadas.

Hora do almoço

Mini coxinha de feijoada com cachaça. Toda hora nós tomávamos cachaça.

Eu me isolei para refrescar a mente. E meus amigos tem históricos de viagens bem expressivas. Aí peguei carona e desapareci do seu mapa.

 

Antes de acordar (talvez fosse um sonho)

“Nenhum bem sem um companheiro nos dá alegria”. (Sêneca)

Você digitou: Eu gosto mais de mim quando estou ao seu lado.

Eu também, respondi com um emoji. Cada dia que surge é réveillon com você.

 

foto: Lea T

Deixe um comentário

