Virgem

 “Quando não se tem nada, não há nada a perder”. (Bob Dylan)

“Perder-se é um achar perigoso.” (Clarice Lispector)

“E se um dia hei de ser pó, cinza e nada, que seja minha noite uma alvorada, que eu saiba me perder para me encontrar”… (Florbela Espanca)

 

O que acontece bicha? Menino delicioso no meu morro. Da rua K. Subi bêbado. Fui num jantar. Porra! Esses jantares de maluco. Onde? Onde? Vila Nova. Gente! Todo mundo nessa Barra da Tijuca. Você odeia, mas todos os ônibus passam lá. E seus amigos queridos moram onde? Fabian mora no bloco dois, por exemplo. Ao lado do prédio que eu morei na época que eu tive bar. Eu me divertia tanto trabalhando. Ainda me divirto.

E a gente ia direto para beira do rio toda folga. Ficava três dias sem trabalhar. Só me interessava com a coluna da Erika na Ilustrada, frutas, água gelada e filtro solar. Ler, comer bem, me hidratar. Amar também. Mas não se limitem. Nossa! Lindo o lagarto que eu vi. Lindo. E o tucano preto e amarelo? Lindo. Longos bicos amarelos. Muitos pássaros na nossa ilha. Sabe o que acontece nessa vida? Também não sei. Vamos viver para saber? Tudo vai dar certo. E tudo volta. 2003? Corrida para o verão 2013 agora. Magros demais se controlem: usem bermuda.

Dez anos depois o que muda? Eu me divertia trabalhando. Ainda me divirto.

E a gente ia direto para beira do rio toda folga. Mas três dias sem trabalhar é um luxo. Meus amigos estão ocupados demais. 1h25 de caminhada, eles acham um absurdo. Não gente. Exercício é bão demais. Eu e Fabian caminhamos direto. Sem descanso. Água, um carboidrato e frutas. Mas quando vamos com um convidado a gente para tomar um litrão no Liquinho. A gente vê os detalhes da marmoraria, o rio Paraíba do Sul. O azul da fábrica da Nestlé. Toma mais uma com a Terezinha no Point Boa Vista.  Passa por outra ponte. A ponte do trem. Chiador. Minas. A gente precisa entender que o caminho até a felicidade também precisa ser um caminho de felicidade. As bromélias rosa são divinas. Quatro minutos depois a Ilha do Avante. Providenciamos até uma placa. Guilherme pensou numa bandeira. E pulou na água antes da gente. Sensação ótima. Você sabe o que é mergulhar depois de um tempão de caminhada nas águas limpas do rio Paraibuna?

As pessoas querem tanto essa tal de novidade, mas continuam acordando cedo, fazendo a barba, colocando o terno e a gravata. E pegando esse trânsito. Todos os dias esse trânsito. Só de pensar na bagunça que será seu dia, já dói o coração. Eu acordo no cu na manhã. Faço um café fresco. Coloco uma música gostosa bem baixa e olho pro Sol. Às vezes eu tomo uma água bem gelada. Sabe que esses dias nós fomos para beira do rio. Eu, Fabian e Guilherme e almoçamos pão com mortadela? Pão francês e mortadela da mais barata com dois refrigerantes Mil 600 ml para três. Seis reais a conta. Tomamos até uma cerveja.

E o menino teve aqui. Respeitei. Eu disse a ele várias vezes que eu tinha namorado. O outro cantor de Chiador sentou-se ao meu lado dia desses. Ele trabalhou aqui. Minha casa tá em obra. Eu disse para ele que estava indo direto para lá. Ele pediu para eu ligar. Quando eu fizesse um churrasco. Garoto gostosão. Taurino. Eu disse que a força de touro é a voz. Faustão é de touro. Iggy Pop. Jack Nicholson. Touro se dá muito bem com a arte. Ele era cantor de pagode. Ele era bem sensual também. Touro beija bem. Gosta de beijos longos e molhados. Taurino beija para se apaixonar. E ele tinha uma boca carnuda. E era forte. E o lindo uniforme amarelo e vermelho de uma escola municipal do seu município ficava apertado. E ele deixava que eu pegasse nele. Ele deixava tudo. Eu falei: Não sei se você percebeu, mas eu sou meio bicha. E tenho um namorado da mesma cor que a sua. Perguntaram se eu tinha cantado ele e a resposta foi: “Quem me dera. Eu que o paquerei”. Ele disse na cara de pau. E eu morri de rir. E pensei em ligar para ele. Dizer que gostei muito da blusa de uniforme dele. Dizer que eu estarei lá na segunda-feira.

Deixe um comentário

