Papai Noel está morto

Eram nove da manhã. Recebo testemunhas de Jeová. Bom dia. Estamos fazendo um trabalho voluntário.

Oi?

Perguntaram se eu conhecia a palavra de Deus.

Quem?

Leram a Bíblia. Sempre fazem isso. Pergutaram se eu sabia as causas de o mundo estar desse jeito. Por que de o mundo está um caos. Por que há tanta guerra em outros países.

Em outros países? Interrompi. E a guerra do tráfico de drogas? As principais causas de morte da minha geração são violência e suicídio. O país inteiro está em guerra. Uma mulher é agredida a cada 15 segundos. São Paulo tem 1% dos crimes do planeta. Eu moro no país que mais mata veado (eu disse homossexual).

Para que servem as paradas gay se ainda nenhuma lei foi aprovada para proteger as bichas? E o 20 de novembro se o Brasil é racista pra caralho? As mulheres não são respeitadas. Nem as crianças, nem os idosos. Nem o pobre trabalhador que rala o mês inteiro em troca de… Quanto é o salário? O quê? Meu Deus, não se pode ter sonho com essa mixaria.

Não acho que o mundo esteja pior. Ou que estamos vivendo o fim dos tempos.  Quando Jesus foi assassinado, era prática tão comum a crucificação que chegou a faltar madeira. Pensar diferente, hoje, é menos perigoso. Só isso.

O ruim é que tem muita gente no mundo. E muita gente idiota. Muita gente estúpida, preconceituosa, antiga. Muita gente que ainda joga lixo no chão, não compartilha os lugares dos seus carros vazios, não sabe lê, não come fruta, faz fofoca e humilha os outros para fingir que são pessoas especiais. Muita gente estúpida que se acha especial. E depois reclamam do aquecimento global. Reclamam que não são respeitadas, que o mundo está muito violento.

E o que essa gente fará esse mês? Comprarão, comprarão, comprarão. Comprarão presentes para todo mundo. Comprarão seu perdão. O índice de suicídio cresce 10% em dezembro. Tem ceretza que você precisa comprar enlouquecidamente um monte de presente porcaria para sua mãe, cunhado, cachorro, colega de trabalho (você tem trabalho? Parabéns!), amigo oculto, e vizinho? Tem certeza? Tem certeza mesmo que você vai continuar fingindo que é especial? Que é Papai Noel? Papai Noel nem existe. Que dizer, Papai Noel se suicidou.

Em 15 anos o Brasil poluiu mais que o dobro da média mundial. 61% dos jovens brasileiros manifestaram preocupação com as mudanças climáticas  (em 2001 eram 24%) segundo pesquisa Estilo Sustentável de Vida do Instituto Akatu.

Amores, leitores, faltam nove dias para a conferência do clima em Copenhague. Não seria legal se todo mundo se unisse e fizesse um megabazar? Esqueçam as Casas Bahia e suas 17 prestações sem juros (a concorrente faz em 18), as operadoras de celulares, as concessionárias de automóveis, as megalojas de roupas populares (e descartáveis). Junta todo mundo… Abre seu armário e pega aquela peça que não usa mais, aquela peça que você não quer mais e, principalmente, aquela que ficará perfeita no corpo de outra pessoa. Junta tudo. Junta todo mundo e faz uma mega troca. Um trocão de natal. Gostou daquele casaco que ficou largo? Peça para aquela senhora costureira que não consegue trabalho (porque dizem que ela é velha demais) para ajustar para você. Quer tingir uma camiseta? Bordar uma calça? Ou reformar a poltrona que ficará perfeita na sua varanda? E quanto nós pagaremos por isso? Pagaremos a quantia que tivermos no bolso. Quanto vale o serviço de um carpinteiro? De uma artesã? De uma costureira? Se merece mais, será seu presente de natal para eles. Além de um abraço e um copo de suco de manga que você trouxe para colaborar. E assim vamos reinventar o natal. Reiventar Papai Noel. Sem violência. Sem destruir o mundo.

Eram nove da manhã. Recebo testemunhas de Jeová. Bom dia. Estamos fazendo um trabalho voluntário.

Voluntário? Ai, não. Conta outra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s