Arte? Quá, quá quá, quá quá…

“No Fim, Tudo É Uma Piada.”

Charles Chaplin

 

 

momastudio1Não sei qual foi o momento da arte no ano passado. O andar vazio da Bienal de São Paulo ou a invasão televisionada de pichadores. O vazio ou a vontade de criar? O que é a arte afinal?

Hoje as 23h45 no TCM Jesus Cristo Superstar dirigido por Norman Jewison (Feitiço da Lua). Não sei se já contei, mas aluguei minha casa para ter um dinheiro fixo e não mais adiar meus sonhos. Moro com a minha mãe, de novo. Ela me convidou. Disse que seria melhor e concordou que eu queria o dinheiro para juntar e sair de Três Rios. Ela finalmente deu sua autorização espiritual para eu seguir meu caminho. Não tenho lugar para dormir na casa dela, nem para trabalhar ou para por minhas coisas. Trouxe na mudança meus livros, revistas, roupas, músicas e papeladas. Deixei tudo pra trás. Olho para frente agora. Não mais choro porque preciso de uma mixaria para comprar uma revista de arte (leia-se moda) ou tomo copos e copos de água na madrugada para tentar amenizar a fome. Não mais. Nunca estudei tanto sem sentir dor. Nunca tive tanta esperança. Ter esperança é uma obra de arte? O que é arte afinal?

O inglês Damien Hirst é o artista mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em um bilhão de dólares. O que ele fará em breve? E mais, desde quando empalhar animais é arte? E desde quando ele é um artista? Bom, depois que o SBT exibiu a casa dos artistas, todo mundo virou artista. Rebolar a bunda é arte? O que é arte afinal?

A maratona de moda brazuca começa essa semana com o Fashion Rio. Dizem que o mundo da moda é o lugar ideal parar criadores, criativos compulsivos e artistas. Alias, recebo muitos convites para trabalhar com o universo fashion (facista). Acho, sim, que um Galliano seja um grande artista. Se ele fosse brasileiro, seria carnavalesco. Carnaval. Outro lugar onde os artistas são bem-vindos. Mas desde quando as indústrias da moda e carnaval são lugares para as artes? Onde está a arte? O que é a arte afinal?

Alguns críticos acreditam que a maior obra de arte de todos os tempos foi o atentado ao World Trade Center.  Destruir é fazer arte? E jogar sapatos em idiotas?

O que causou mais impacto: o jornalista iraquiano Mutander Al-Zaidi lançar seu calçado no Bush ou ele ser torturado na prisão? Tortura é arte?

Cozinhar é uma arte? Cuidar do cabelo de alguém? Sorrir é uma obra de arte? Odiar é uma obra de arte? O artigo da revista Bravo edição 137 de janeiro sobre Truffaut e Godard intitula-se “Uma história do ódio”. Fazer arte é odiar? Uma ressalva, por favor: o ateliê do estilista André nas páginas 10, 11,12 e 13 é parecidíssimo com a minha antiga casa. O que eu estava falando? Hum… O ódio é arte? Ou odiar é reflexo da nossa sociedade atual? Isso explica o sucesso de Gomorra? Gomorra é um filme de arte?  O que é a arte afinal?

Estou completamente apaixonado por um rosto. Óbvio que ele é negro. E tem aquela cor brilhante que me hipnotiza. Não sei o nome dele. Trabalha na Comlurb. Capa da revista de O Globo de quatro de janeiro de 2009 com o titulo “O luxo do lixo”. Fotografado por André Coelho. Deveria ser a capa da Vogue desse mês. Mas querer que a Vogue e o Brasil inteiro admirem a negritude e queiram essas preciosidades nas suas capas de revistas é obra para grandes artistas.

 

Não sei qual foi o momento da arte no ano passado. O andar vazio da Bienal de São Paulo ou a invasão televisionada de pichadores. O vazio ou a vontade de criar? Foi o atirador de sapatos (nome de uma instalação?) ou a tortura que ele sofreu na prisão? Damien Hirst faturar um bilhão ou a greve dos roteiristas americanos? A abertura espetacular dos jogos olímpicos ou a descoberta dos truques usados para a transmissão? A arte, meus queridos, está em outro lugar? Talvez esteja na hora de derrubar os museus (no Brasil, eles já estão todos mortos, viram como é fácil de rouba-los) e começar uma nova forma de fazer arte. E como será? O que será da arte afinal?

 

Ps: a foto que estampa esse texto é do artista chinês Wang Qingsong. Ele diz que é um artista que descreve as mudanças na China.  Só na China? Ele deve ser um palhaço. Quá, quá, quá, quá, quá…

Deixe um comentário

