o mundo é falso

 

 

“Nada purifica mais a mente que cervejas e fracassos”

Anthony Bourdain

 

Preparei um jantar para animar minha mãezinha e resolvi que iria para casa de ônibus. Entrei no onze horas e dois pontos depois minha tia Cida subiu e sentou-se ao meu lado. Voltava do cinema. Estava maravilhada por ter assistido ao “Meu nome não é Johnny”. Segundo ela, o filme era uma verdadeira lição de vida. Depois acrescentou: é mesmo, a gente pode recuperar as pessoas. Corte para as olimpíadas de Pequim.

O brasileiro Eduardo Santos foi derrotado na final da repescagem. Decepcionado por não ter conseguido uma medalha olímpica em Pequim, o atleta da categoria peso médio pediu desculpas aos pais e chorou muito a eliminação. A imprensa brasileira tratou o judoca como um grande herói mesmo sem ter conquistado uma medalha.

Lição de vida? Eu ri e refiz a pergunta para minha tia. Um playboyzinho idiota viciado em cocaína? Ele não tinha amigos, não tinha amor. Era um inconseqüente babaca. Foi para Barcelona e Veneza e só torrou dinheiro. Não foi a um museu ou teatro. 70% das mais importantes obras de arte do mundo estão na Itália. Não visitou um museu? E aquele final? Com o exemplo de João Estrela, eu sei que é possível recuperar as pessoas. Recuperar de que? A protagonista do best-seller “Eu, Christine F.,13 anos drogada e prostituída” voltou a usar drogas aos 46 anos. Recuperar de que?

O brasileiro Eduardo Santos treinava com a faixa marrom porque não tinha mil reais pra fazer a avaliação que daria a ele a faixa preta. Imagine todas as reais, eu disse reais, dificuldades que ele passou até chegar a Pequim. Quer me falar de lição de vida? Está aí uma boa lição. Excelente lição. Insistam. Se fodam. E percam também. E chorem. E, vocês entenderam, né?

O jornalista Riz Khain comentou no BandNews, hoje pela manhã do presidenciável Barack Obama e racismo nos Estados Unidos. Segundo ele, alguns americanos (brancos?) não votarão em Obama por ele ser negro. E alguns negros americanos não votariam em Barack porque não acham ele tão negro. O que a cor da pele tem a ver com competência? É um concurso para escolher o novo modelo dos cremes da Helena Ruinstein ou uma eleição para escolher um novo presidente?

Voltando para conversa com a minha tia. Falávamos de política. Eu puxei o assunto. Ela vai votar num candidato do PMBD e em um candidato a vereador de um partido patético e homofóbico. O candidato é advogado, professor universitário. Honesto e maduro, segundo ela. Eu perguntei: Ele tem alguma proposta para os homossexuais trirrienses? Ela se calou. Depois perguntou se eu estava trabalhando. Disse o que estava fazendo. Produzindo uma festa aqui, uma peça de teatro ali, sendo barman de um bar por aí. Geladeira com o jantar e o café da manhã me esperando. Eu disse também que estava fazendo o que eu gostava. Silêncio.

Não desperdiço o meu voto com candidatos de partidos bestas. Não me arrependo das coisas que faço. No dia anterior que conversei com a minha tia, tinha cheirado uma cocaína com um amigo, fumado um baseadão e tomado umas cervejas. Falamos de política homossexual, de homofobia, de trabalho e cinema.  E mais cervejas e cachaças com canelinha com Sato. E conversar com Sato é o mesmo que ler a Folha de São Paulo. Muitas informações. Em casa, peguei um livro e li. Escrevi pra caralho. Produzi. Estava drogado e se tivesse muito dinheiro teria ido a um museu.

Acho o mundo velho e sem graça.  Recheado de pessoas patéticas e vazias. Faltam loucos, falta bicha no mundo. E gente preta babadeira e gente babadeira. Que fale alto e fale bem. Falta democracia no mundo. Falta gente para rodar a baiana e falar verdade. Gentileza gera gentileza. Falar verdades multiplica as verdades. Sabe do filme da lição de vida? O personagem do Luis Miranda é preso por ter cheirado cinqüenta gramas. Por que a juíza não “recuperou” ele? O ator Luis Miranda assim como Barack Obama é negro. Qual é a diferença?

 

Deixe um comentário

